QUINTA DA LEVADA CONQUISTA VERDE OURO 2018

Verde Ouro 2018

QUINTA DA LEVADA CONQUISTA VERDE OURO 2018

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) promoveu, a 20 de Abril, a Gala anual do Concurso “Os Melhores Verdes” no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, destacando as melhores colheitas nas categorias Ouro e Prata e elegendo os “Best of Vinho Verde 2018” – os cinco vinhos que serão embaixadores nos mercados de exportação.

A seleção dos “Melhores Verdes” decorre em três etapas, com todos os vinhos provados em regime de absoluto anonimato. Na primeira etapa, a de pré-seleção, são provados os vinhos das categorias mais concorridas, cabendo ao júri de pré-seleção a escolha dos dez melhores para a etapa seguinte. O júri de pré-seleção é constituído por quatro representantes da Junta de Recurso e três elementos da Câmara de Provadores da Comissão dos Vinhos Verdes.

Na segunda etapa são atribuídos aos melhores vinhos do ano os prémios Ouro, Prata e Honra. O júri que os elege é constituído por representantes da Região dos Vinhos Verdes, da Câmara de Provadores da Comissão dos Vinhos Verdes e de outras Câmaras de Provadores nacionais, de institutos de investigação, da Direção Regional de Agricultura, e ainda por escanções e comunicação social.
Passam à terceira e última etapa os Vinhos Verdes premiados com Ouro e Prata, e ainda os vinhos seguintes melhor classificados até que esteja concluído um painel de 35 Vinhos Verdes. Os vinhos são avaliados por críticos e provadores internacionais, selecionados nos principais mercados de exportação do Vinho Verde, que elegem os “Best Of Vinho Verde” do ano – os melhores do ano na perspetiva dos mercados internacionais.